quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sanções do CS no Iraque


Ao aceitar o pacote de sanções ao Irã, o Conselho de Segurança da ONU mostrou mais uma vez, ao meu ver, fraqueza e impotência diante da vontade dos EUA.
Os esforços da diplomacia brasileira e turca, ambos países com enormes interesses com os EUA e Europa e que não pretendem, de forma alguma, agredir a comunidade internacional, foram jogados por água abaixo com a atitude cega e mal pensada do CS.
Sempre pediu-se para o Irã ir à mesa de negociações. O Brasil levou o Irã à mesa de negociações, com uma proposta que já havia sido feita pela própria AEIA. Não era uma mão na roda para sentar-se e decidir a questão do enriquecimento de Urânio no Irã?
A condição política do Irã é outra história. As sanções não visam a questão interna do país. A ditadura que está instaurada no Irã é outra questão para discussão mas, o que se discutia na questão do urânio, poderia ser melhor trabalhado pelo diálogo.
A pressão americana provou ser, assim como na guerra do Iraque, uma força maior do que a força imposta pelo CS. As sanções aprovadas foram um golpe na tentativa do diálogo e cooperação internacional.

Um comentário:

Unknown disse...

galere chegou e falou 'valew aew brasiu iu iu mas os estados unidos são muuuuito melhores e vamos votar neles, ok?' e ficou por isso mesmo.