quarta-feira, 30 de junho de 2010

A seleção do Dungão!


Escrevo esse texto dois dias antes do confronto entre Brasil e Holanda pelas quartas-de-final da Copa do Mundo 2010. O jogo acontecerá na sexta-feira e eu já estou ansioso. Brasil e Holanda costumam fazer jogos memoráveis, como os das copas de 94 e 98. em 94, eu no auge dos meus 8 anos, mal entendi o que se passava, mas comemorei como louco o golaço de falta do execrado lateral esquerdo Branco. O famoso "gol cala boca".  Branco entrou no time após a infantil expulsão do do queridinho do Brasil, Leonardo, a Regina Duarte da ala esquerda. A entrada de Branco deu uma semana de prato cheio para a nossa fantástica imprensa esportiva encher o saco do lateral ressaltando suas más atuações e sua idade um tanto quanto avançada. Branco entrou e deu a vitória no jogo mais difícil que o Brasil teve naquela Copa. (gol que tem pelo menos 20% do baixinho, que desviou genialmente da bola).
O que Branco fez, ao sair correndo para a câmera mandando um sinal de "shut the fuck up" para a nação brasileira é o que dunga vem fazendo com a imprensa esportiva nessa Copa. O capitão Dunga ergueu a taça em 94, como líder da equipe, e quatro anos depois foi um dos mais criticados após memorável derrota para a França. Talvez tenha sido aí que Dunga começou a criar seu ódio pela mídia esportiva. A derrota paraa França gerou especulações ridículas sobre uma possível "entregada" que o Brasil tenha dado. Absurdo. O que aconteceu naquela final de 1998? A França jogou MUITO mais que o Brasil e, além disso, tinham um gênio chamado Zidane.
Após a derrocada da patética seleção de Parreira, cheia de craques e estrelas, Dunga assumiu a seleção e já foi dado como uma "ponte" para a chegada de um técnico apto para dirigir o time. Felipão era o mais cotado (que hoje é do meu verdão., chupem). Desde o começo a nossa imprensa deixou claro que Dunga não seria o técnico da copa de 2010. Bom, aqui chegamos. 2010 e Dungão no comando. Antes da Copa, mais uma vez Dunga teve que enfrentar os "especialistas" do Futebol falando que sem a convocação de Neymar e Ganso, dois ótimos jogadores, mas que até um ano antes ninguém sabia da existência, o hexa seria impossível. Dunga bateu o pé. Não levou os dois. Mais uma vez, chamado de burro pela imprensa e feito de piada. Bem, aí estamos. Nas quartas...e vamos enfrentar a Holanda. Se ganhar? bom, se ganhar o Brasil praticamente estará na final, pegando a fraca seleção uruguaia ou a fraquíssima seleção de Gana. Se perder? Bem, se perder, bom brasileiros que somos, não vamos aceitar a derrota e dizer que a seleção estava condenada desde o começo.
Quem futebol "moleque", certo? Esqueceram que a "melhor" seleção que o Brasil teve, a de 82, tomou 3 gols de um italiano maluco que mais jogava como o Washington do São Paulo. Fomos tetra na época? Não. Não adianta "encantar" o mundo. O que vale é escrever o nome na história. Ou alguém aqui contesta os 3 títulos da sempre pragmática alemanha ou os 4 da retranqueira Itália?
A mesma Holanda que vamos enfrentar escreveu seu nome nos mundiais com as brilhantes seleções de 74 e 78, mas infelizmente isso não os valeram uma estrela em cima do escudo.
Força, Dunga! A seleção não precisa nem ser campeã. O tapa na cara da imprensa esportiva e a atitude do grupo já são campeãs.

Um comentário:

Unknown disse...

eu não sei nada de copa, to acompanhando pela primeira vez na vida. acho q a imprensa fala demais, as pessoas falam demais, todo mundo fala demais. e eu odeio pessoas em geral.
o q seria BOM MESMO é o brasil ser campeão e ninguem aceitar fazer palhaçada nenhuma de carro de bombeiro e ver o presidente em brasilia. ganha essa merda de copa e fala 'vou comemorar com o time, são eles quem merecem a vitoria, não um bando de analfabeto q só fala merda.'

ai sim